IV UK-BR Mining Forum será o primeiro evento a tratar sobre o novo Padrão Global da Indústria para Gestão de Rejeitos

O evento, apoiado pelo Governo Britânico, tem o apoio da Igreja Anglicana do Reino Unido (Church of England) e promoverá junto ao público brasileiro um debate entre governos, academia e indústria

 No dia 24 de novembro, acontece o IV UK-BR Mining Forum, consolidado evento apoiado pelo Governo Britânico no Brasil. Como na edição de 2019, o evento acontecerá dentro da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2020 (EXPOSIBRAM), maior feira para o setor de mineração no Brasil, que acontece de 24 a 26 de novembro.

Em agosto desse ano foi lançado o Global Industry Standard on Tailings Management, o primeiro padrão global do setor para barragens de mineração e rejeitos. Um projeto criado por meio de uma parceria da Igreja Anglicana do Reino Unido (Church of England) junto com o Swedish Council of Ethics of the AP Funds. Essa iniciativa buscou desenvolver um parâmetro internacional mais seguro para barragens de mineração e rejeitos e surgiu após a falha da barragem de Brumadinho em 2019. A Igreja Anglicana, começou a pressionar o setor e órgãos internacionais para que os padrões de segurança fossem revisados. Por isso, a Igreja juntou um grupo de investidores internacionais que representam $13 trilhões (R$ 91 tri) em investimento e já contatou 726 empresas pedindo mais transparência sobre o estado e administração de suas barragens.

Essa ação da Igreja Anglicana, uma das mais importantes instituições britânicas, está alinhada a objetivos globais do Reino Unido em tornar a mineração mais segura e  transparente. O Governo Britânico tem uma série de programas que visam mitigar os impactos ambientais de diversas atividades econômicas e foi pioneiro em uma série de políticas públicas do setor.  

Portanto, para esta quarta edição do UK-BR Mining Forum, os painéis terão como tema segurança e sustentabilidade para o setor de mineração trazendo a perspectiva de diversas partes da cadeia sobre os desafios de implementação no Brasil, incluindo o Ministério de Minas e Energia, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), além da Igreja Anglicana e do Governo Britânico.

Empresas britânicas também estarão no Forum apresentado novas tecnologias para barragens de rejeito – da construção ao gerenciamento de rejeitos; e 19 empresas focadas em sustentabilidade e inovação para o setor farão parte do Pavilhão Virtual do Reino Unido, permitindo uma troca com órgãos e empresas brasileiras.

“A proposta do UK-BR Mining Forum é contribuir para o diálogo de temas importantes para o setor e apresentar soluções inovadoras do Reino Unido, de forma a encontrar sinergias e possibilidades de parcerias com o Brasil que reverbere por toda a cadeia, impactando o setor de mineração de forma positiva. Estamos felizes e trazer a Igreja Anglicana para uma importante conversa com o setor no Brasil bem como algumas das empresas mais inovadoras do Reino Unido para nosso pavilhão.”, explica Nathalia Gomide, Gerente de Desenvolvimento de Negócios do setor de mineração do Governo Britânico no Brasil

O IV UK-BR Mining Forum terá tradução simultânea e ocorrerá das 08:30 às 15:00. Para mais informações visite:

https://www.events.great.gov.uk/ehome/ukbrazilminingforum2020/agenda/

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar