Centro de Reabilitação pós-Covid-19 já atendeu cerca de 450 pessoas desde a implantação

O primeiro Centro de Reabilitação pós-Covid-19 do Tocantins implantado pelo curso de Fisioterapia da Universidade de Gurupi – UnirG realizou nos últimos sete meses, o atendimento de cerca de 450 pacientes que contraíram o novo Coronavírus. O serviço é gratuito à população e ocorre na Clínica-Escola de Fisioterapia da Instituição.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, até a primeira quinzena do mês de abril registrou aproximadamente 1.550 pessoas em tratamento e mais de 7.750 recuperadas da Covid-19, em Gurupi.
Segundo a coordenadora de estágio de  Fisioterapia, Ma. Janne Marques, em pacientes que desenvolvem a forma mais grave da doença e que ficam internados por um longo período nas UTI’s, é comum o comprometimento na mobilidade funcional, na qualidade de vida e declínio da independência na realização das atividades de vida diária após a alta.  
As sequelas incluem cansaço, redução da capacidade pulmonar, capacidade de realização de exercícios e fraqueza muscular. “Todos estes comprometimentos funcionais podem ser minimizados com a reabilitação fisioterapêutica. Os pacientes são atendidos pelos acadêmicos do último ano do curso, sob a supervisão de professores especialistas”, acrescentou.
“A maioria dos casos atendidos é da área cardiorrespiratória, mas isso não significa que não tenha associação ao comprometimento neurofuncional. Constantemente, as pesquisas mostram novos direcionamentos e estamos trabalhando com o que há de mais novo, utilizando os protocolos indicados no Brasil e no mundo para avaliação, assim como as técnicas de reabilitação para esses pacientes”, afirma a professora.
A reabilitação dos pacientes é individualizada e adaptada de acordo com as limitações de cada pessoa.
A coordenadora ressaltou a importância da experiência dos acadêmicos para aprimorarem sua formação. “Estamos preparando-os para essa realidade que encontrarão no mercado de trabalho, considerando que somos profissionais de saúde e temos um compromisso com a comunidade”, afirmou Marques.
Com o aumento na demanda, o curso abrirá novas vagas no período da tarde para atendimento aos pacientes com síndrome pós-Covid-19, nas áreas em Neurofuncional e Cardiorrespiratória. A Clínica oferece ainda no Centro de Reabilitação o atendimento na área do Pilates.

Clínica-Escola
A Clínica-Escola de Fisioterapia da UnirG existe há 19 anos, sendo a pioneira do Tocantins e da região Norte do país em implantar, no segundo semestre de 2020, o primeiro Centro de Reabilitação especializado na reabilitação fisioterapêutica de pacientes pós-Covid-19.
A Clínica-Escola de Fisioterapia está localizada no campus II da UnirG, na rua 10 entre as avenidas Guanabara e Rio de Janeiro – Centro, Gurupi/TO. O telefone para agendamento do atendimento é (63) 3612-7684.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar