Mais de 80% dos pedidos de Seguro Desemprego no Tocantins já acontecem pelo aplicativo

 Uso dos aplicativos trás autonomia aos trabalhadores e desafoga os atendimentos do Sine

O trabalhador que precisa acessar o seguro desemprego em todo o país pode fazê-lo por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital. No Tocantins, com o início da pandemia do Novo Coronavírus o atendimento por meio desta modalidade foi amplamente divulgado e incentivado como medida de segurança. O resultado desse processo é 88,2% dos pedidos de seguro desemprego no Estado acontecendo por meio do aplicativo.

De janeiro a março de 2021 foram realizados 8.445 pedidos de seguro desemprego, desse total apenas 823 precisaram da intervenção da equipe local do Sistema Nacional de Empregos (Sine) na resolução de divergências no sistema.

Para o diretor do Sine Tocantins, José Alberto (Gordo), esse crescimento no uso do Aplicativo é muito positivo principalmente para o trabalhador que ganha autonomia na busca por seus direitos e completa: “Além dos ganhos para o trabalhador a digitalização de alguns serviços do Sine desafoga os atendimentos e nos dá condições de focar em orientação e capacitação profissional além de captação de vagas”.

Sobre o Sine

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) por meio do Sine, executa além da habilitação ao Seguro-Desemprego e a emissão de carteira de trabalho (ambas via aplicativo), ações de orientação profissional, intermediação de mão-de- obra, qualificação, capacitação profissional, palestras sobre saúde, segurança no trabalho ou trabalho decente, a implantação e manutenção dos conselhos do trabalho, tabulação e divulgação de informações sobre o mercado de trabalho e ainda o acompanhamento dos conselhos estaduais e municipais de emprego.

O Sine oferece seus serviços à população tocantinense por meio de nove postos localizados em Palmas, centro e Taquaralto, Araguaína, Porto Nacional, Paraíso, Gurupi, Araguatins, Dianópolis e Guaraí.

Sobre o Seguro Desemprego

O Seguro-Desemprego é um benefício integrante da seguridade social que tem por finalidade prover assistência financeira temporária ao trabalhador dispensado involuntariamente. O benefício pode ser solicitado por meio digital através do Portal de Serviços do Governo e do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

Como dar entrada no Seguro-Desemprego pelo aplicativo.

O requerente precisará ter um celular com sistema operacional ANDROID/IOS, entrar nas lojas de aplicativo do celular, baixar o aplicativo Carteira de trabalho Digital, Entrar com o acesso GOV. BR. Se ainda não tiver a senha, fazer cadastro para obter a senha de acesso e fazer o LOGIN, usando o CPF e senha. O processo é autoexplicativo e caso o trabalhador tenha dúvidas pode acessar o passo a passo no link https://setas.to.gov.br/trabalho/passo-a-passo-para-solicitar-seguro-desemprego-pelo-aplicativo/.

Como dar entrada no Seguro-Desemprego pelo computador

Para acessar o direito via computador o trabalhador pode entrar no link https://servicos.mte.gov.br/#/loginfailed/redirect= . Nele se encontra o passo a passo para criação da senha de acesso ao Portal Emprega Brasil (Gov.br) e o restante do processo é igual ao do aplicativo. Se o trabalhador já tiver a senha clica no ícone e parte para o próximo passo.

Telefones disponíveis para o trabalhador tirar dúvidas

Palmas – 32181967 /1968/1969

Araguaína – 34143634

Araguatins – 34741100

Paraíso – 36023340

Porto Nacional – 33632717

Guaraí – 34641710

Dianópolis – 36921628

Gurupi – 33512477

E-mails para casos em que o aplicativo acusa divergência.

Palmas

segurodesemprego.sinepalmas@gmail.com

segurosinetaquaralto@gmail.com,

Guaraí

 segurodesemprego.sineguarai@gmail.com,

Araguatins

 segurodesemprego.sinearaguatins@gmail.com,

Dianópolis

 seguro.sinedianopolis@gmail.com,

Araguaína

seguro.sinearaguaina@gmail.com,

Gurupi

 sdsinegpi@gmail.com,

Paraíso do Tocantins

 sdparaisoto@gmail.com

Porto Nacional

sineporto@hotmail.com

Lembrete

O Sine informa que não está realizando nenhum atendimento presencial em virtude das recomendações de saúde decorrentes da pandemia do Novo Coronavírus.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar