Unitins lança edital para empréstimo de 63 computadores a acadêmicos

Discentes interessados têm até dia 30 para se inscrever

(Andréia Fernandes – Dicom Unitins)

Os acadêmicos da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) já podem se inscrever para o Programa de Inclusão Digital da instituição. As inscrições serão realizadas virtualmente com envio de documentos via e-mail (selecao.ae@unitins.br) até o dia 30 de maio. Os interessados devem se atentar aos requisitos e critérios de seleção que constam no edital do processo seletivo disponível no Portal da Unitins, menu Editais (acesse aqui).

O Programa contempla o empréstimo de 63 computadores de mesa (monitor, CPU, teclado e mouse) que serão destinados para que os acadêmicos selecionados possam ter acesso facilitado às aulas remotas e demais atividades da graduação. O processo de seleção é válido para todos os câmpus, sendo destinadas obrigatoriamente no mínimo 05 máquinas para cada unidade.

Segundo o edital, o principal critério de seleção será a verificação de análise das condições socioeconômicas do discente, tendo como parâmetro a renda per capita familiar, a origem escolar, origem domiciliar, o recebimento (pelo estudante ou por membro da família) de benefícios socioassistenciais e outras informações, conforme questionário socioeconômico e/ou entrevista social.

Para se inscrever, o acadêmico deve seguir as instruções presentes no edital:

– O e-mail deve ser enviado utilizando o assunto: “Nome do estudante – Auxílio inclusão digital”, contendo todos os arquivos digitalizados em PDF, conferidos e organizados por nome (ex.: Termo de compromisso.pdf).

– Cópia legível do RG e CPF;

–  Comprovante de matrícula do semestre vigente 2021/1;

–  Comprovante de inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), que conste o nome do acadêmico;

– Anexo I deste Edital – Declaração que não tem acesso a computador (desktop, notebook) ou tablet para acompanhamento das aulas remotas;

– Anexo II deste Edital – Termo de compromisso;

– Anexo III deste Edital – Autodeclaração de vulnerabilidade socioeconômica.

O resultado preliminar do processo de seleção está previsto para o dia 23 de junho e os selecionados terão 30 dias para a retirada da máquina.

Lançamento

O Programa de Inclusão Digital foi lançado durante live transmitida no canal oficial da Unitins no YouTube. Com participação do reitor da Unitins, Augusto Rezende, da vice-reitora da Unitins, Darlene Teixeira Castro, do diretor de Tecnologia da Informação (DTI), Maurício Pereira, do diretor de Extensão, Eduardo José da Silva Lima, no ato representando a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), da coordenadora de Assuntos Estudantis e Esporte, Ana Márcia Pereira Gurski, e a presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unitins , Rafaela El Kadre. A live teve o objetivo de explicar o processo de seleção de forma simplificada e tirar dúvidas dos acadêmicos.

Na live o reitor da Unitins, Augusto Rezende, destacou que “esse edital é um grande avanço e uma grande oportunidade. Estamos em um momento de crescimento muito importante da Universidade e o governador Mauro Carlesse tem nos dado autonomia para crescer, formar profissionais em várias regiões e reter esses profissionais aqui no estado. O Programa de Inclusão Digital é uma inciativa da Proex, mas é um projeto feito a várias mãos e que nos deixa muito feliz de conseguir realizar esse Programa de forma tão eficiente. Temos a certeza que esse edital foi muito bem pensado e chegará a quem realmente precisa”.

A vice-reitora da Unitins, Darlene Teixeira Castro, em sua fala, destacou a importância desse projeto para a universidade, principalmente para vencer obstáculos durante a vida acadêmica. “Todas as dificuldades que enfrentamos na universidade não são exclusivas do período da pandemia. Então, a gente quer que nesse momento a Unitins possa ser um processo de transformação na vida dos nossos acadêmicos. Acredito que esse projeto vem amenizar um pouco das dificuldades que poderiam atrapalhar tanto a vida dos nossos alunos que se tornarão grandes profissionais futuramente”, afirmou.

Os computadores disponibilizados, apesar de não serem novos, estão em boas condições de uso para atender as necessidades dos contemplados, garantiu o diretor de TI da Unitins. “Esse Programa é uma reafirmação de uma base da Gestão: cuidar do discente e do docente. Estamos disponibilizando essas 63 máquinas com todo o suporte da Diretoria de Tecnologia da Informação. Todas as máquinas que serão disponibilizadas para os alunos estão sendo revisadas, terão os programas básicos instalados e os alunos contemplados receberão todas as orientações para utilizar as máquinas da melhor forma”, explicou Maurício Pereira.

O diretor de Extensão, professor Eduardo Lima, falou sobre a alegria de realizar esse projeto para ajudar os estudantes. “É um incômodo nosso ver a angústia dos estudantes que estão passando por momentos difíceis. Estudantes que se dedicam mesmo tendo só um celular para fazer todas as atividades. Esse momento é de alegria, já que conseguiremos minimizar esse problema com o empréstimo desses computadores, e facilitar a vida dos acadêmicos que acreditam na educação e estão buscando se formar e mudar de vida através da formação acadêmica”, comentou o diretor.

“O edital é bem enxuto e também estamos à disposição por e-mail para sanar todas as dúvidas. Estamos esperando muitas inscrições e ficamos felizes em conseguir ter esse olhar tão necessário à realidade dos nossos alunos e fazer esse empréstimo, principalmente nesse momento tão difícil que estamos passando. Contamos com o apoio dos Centros Acadêmicos para que ninguém que precisa fique de fora dessa oportunidade”, destacou a coordenadora de Assuntos Estudantis e Esporte, Ana Márcia Pereira Gurski, após explicar como se daria o processo de seleção.

Rafaela El Kadre, presidente do DCE da Unitins, também participou da live. “Gostaria de agradecer a Gestão por incluir o DCE nesse Programa. É muito gratificante e emocionante ver que a universidade está preocupada com o desenvolvimento dos alunos em suas atividades acadêmicas. Esse Programa casa muito bem com as necessidades de cada câmpus e de cada acadêmico que nos procura para conseguir vencer os obstáculos nesse momento difícil e concluir a graduação”, afirmou Rafaela.

A live foi encerrada com algumas dúvidas de alunos sendo respondidas. A transmissão está disponível na íntegra no YouTube (aqui).

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar