Secretário Tom Lyra recebe visita de empresa campeã do Prêmio Fieto de Inovação

Voltada para a inovação tecnológica aliada ao uso sustentável e consciente das riquezas naturais a Tobasa, uma bioindústria de babaçu com sede na cidade de Tocantinópolis foi a campeã da terceira edição do Prêmio de Inovação da Fieto,e na manhã desta sexta-feira, 13, o presidente da empresa, Edmond Aziz Baruque Filho, esteve reunido com o secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto), Tom Lyra, na sede da pasta, o encontro teve como objetivo discutir o projeto de construção de uma usina termelétrica utilizando o babaçu como fonte energética.

A Tobasa é uma empresa pioneira, que atua há 53 anos no desenvolvimento de novas tecnologias e processos no setor extrativista florestal e no aproveitamento integral do coco babaçu, fortalecendo a cadeia econômica e social envolvida nesse processo, gerando 200 empregos diretos e beneficiando mais de 1.500 famílias extrativistas que atuam na coleta do coco, a empresa é a maior fabricante de carvão ativado de babaçu da América Latina. Além do carvão ativado, a indústria também produz: óleo, torta proteica, biomassas energéticas, farinhas amiláceas e álcool amiláceo.

Durante a reunião, o presidente da Tobasa, Edmond Aziz Baruque Filho, falou sobre o projeto de construção da usina termelétrica em Tocantinópolis e buscou junto a Sics, informações e apoio para a apresentação de um estudo de viabilidade para essa implantação.

Ainda no encontro o secretário Tom Lyra, parabenizou o empresário pela vitória, e falou sobre a importância de ações de empreendedorismo e inovação que fomentem a economia e fortaleçam o desenvolvimento social da comunidade, assim como orientam as diretrizes do Governador Mauro Carlesse, e sobre o apoio da gestão no desenvolvimento dessas ações inovadoras. Na oportunidade o gestor da pasta assumiu o compromisso de viabilizar uma agenda institucional para que o Governador visite a Tobasa e conheça o trabalho desenvolvido pela mesma. “Temos um governo que tem investido na cultura da inovação e que muito tem feito para a implementação de ações voltadas para a viabilização de projetos e programas que fortaleçam essas inovações”, concluiu.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar