Corpo de Bombeiros Militar ministra palestra técnica para profissionais da construção civil

O Corpo de Bombeiros Militar, por meio da Diretoria de Serviços Técnicos (DISTEC), reuniu profissionais da construção civil para detalhar as atualizações relacionadas à Norma Técnica nº33, em que estabelece uma série de medidas para edificações já existentes no Tocantins. A NT tem foco na segurança contra incêndio e foi editada pelo próprio CBMTO.

A palestra ocorreu na manhã desta quinta-feira, 07, no Auditório da Escola de Gestão Fazendária (EGEFAZ), às margens da TO – 050, em Palmas, com participação de engenheiros civis, arquitetos, técnicos em edificações, responsáveis técnicos e empresários do setor construtivo.

A NT 33 entrou em vigor na semana passada, e rege sobre a obrigatoriedade na execução de adaptações em edificações existentes contra incêndio.

“Por algum motivo a obra não se adaptou à norma específica, e agora a NT 33 está trazendo uma medida para essa adaptação”, disse o tenente-coronel Thiago Franco Santana, diretor de Serviços Técnicos, palestrante no evento.

“Essa NT chega para dirimir polêmicas. Se há uma edificação construída em desacordo com as normas, como vai ser regularizada? O que a gente está oferecendo por meio desta NT 33 é uma alternativa segura para a edificação”, completou Thiago Franco. Na prática, as edificações antigas de que trata essa norma, poderão ser corrigidos problemas nos projetos de segurança com a execução de medidas compensatórias.

“Essas medidas darão segurança muito maior para quem está nessas instalações. É para o bem de todos e não impede o desenvolvimento econômico do estado.  Para as edificações existentes, a NT tem uma grande importância”, afirmou o tenente-coronel Franco.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar