Ninho Cultural e Agulha Cenas, com apoio da Adetuc, apresenta mostra de danças populares e tradicionais do Tocantins

Com intuito de realizar uma mostra de dança virtual, composta por apresentações de dança e entrevistas de 6 grupos de cultura popular do Tocantins, Ninho Cultural e Agulha Cenas – Coletivo de Criação Cênica, com apoio do governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), apresenta mostra de danças populares e tradicionais do Tocantins. A mostra pode ser conferida, gratuitamente, no canal do YouTube do Coletivo e também na landing page: https://ninhocultural.com.br/mostradoritual.

De acordo com a produtora executiva da mostra, Renata Souza, as apresentações dança terão a duração de seis dias, sendo um dia para cada grupo, a partir desta segunda -feira,11, até o dia 16 de outubro, no YouTube. “ Todo material produzido será  disponibilizado para os grupos de dança participantes e também para instituições/órgãos de cultura, contribuindo para o acervo cultural do Estado do Tocantins”, enfatizou.  

A mostra virtual é baseada nas celebrações do encontro, nas festas, nas cirandas, nas rodas de samba e suça, nos terreiros de capoeira e congadas. Foram realizados registros audiovisuais e fotográficos dos grupos selecionados, com a ida da equipe de filmagem e fotografia na cidade dos contemplados, onde foi realizada a gravação de uma apresentação do grupo e de entrevistas. 

“Projeto tem um grande significado para cultura popular, pois contribui para divulgar, valorizar e preservar nossas tradicionais manifestações culturais, além de fomentar uma cadeia de profissionais envolvidos no projeto”, pontuou o presidente da Adetuc, Jairo Mariano.

O projeto foi contemplado no edital emergencial do Tocantins, por meio do Governo do Tocantins/ Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa – Adetuc, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura, Governo Federal.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar