Alunos do Cmei Miudinhos receberam itens de higiene bucal nesta sexta, 19

Palestra educacional sobre a importância da higiene oral na prevenção de doenças bucais e a entrega de 90 kits com escova de dente, creme dental e sabonete fizeram a diferença na manhã desta sexta-feira, 19, para os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Miudinhos, no Setor Santa Fé. A programação marcou o início da distribuição dos quatro mil kits de higiene bucal recebidos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Palmas, através da parceria com a empresa multinacional Colgate; Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Seção Tocantins; e apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO). A ação faz parte do programa ‘Um Sorriso do Tamanho do Brasil’ da ABO-TO e busca incentivar desde a infância o cuidado intensivo com o bem-estar bucal.

A entrega dos kits de higiene provocou euforia entre a criançada. Uma das alunas do Cmei, que estava bastante feliz, era a pequena Valentina Torres de apenas três anos. Entusiasmada com a ação, ela aprendeu a higienizar a boca corretamente ao usar a escova de dentes. “A escova tem que passar por toda a língua e de baixo para cima nos meus dentes”, ensinou ela.

Conforme a coordenadora da Saúde Bucal da Atenção Primária da Semus, Christine Mourão Araújo, a entrega dos kits observará um cronograma que foi montado para contemplar crianças de quatro a 12 anos de idade, que sejam atendidos em Cmeis e escolas da rede municipal de ensino. As próximas entregas vão acontecer na terça-feira, 23, na Escola Municipal Marcos Freire, na zona rural do Assentamento São João; e na quarta-feira, 24, na Unidade de Saúde da Família Mariazinha Rodrigues, em Buritirana.

A cirurgiã dentista da Unidade de Saúde da Família (USF) do Santa fé, Crislla Segato, explica que a ação é uma forma de orientar nas fases mais importantes das crianças sobre como os alimentos são importantes para a saúde da boca e também em como ela pode adequadamente escovar os dentes. “Se uma criança cresce com a informação sendo repassada para ela, existe uma possibilidade de uma maior redução de danos ou prejuízo na saúde bucal no futuro”. Crislla ainda ressalta que assim como a escovação é importante o uso de fio dental, que deve ser sempre estimulado por ser tão importante quanto.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar