Cacau no Cerrado é tema de palestra técnica on-line nesta terça

Na próxima terça-feira (29), a Capacitação em Fruticultura Tropical traz a palestra técnica “Cacau: cultivares, mercado e sistema de produção no Cerrado”, que será apresentada pelo pesquisador Paulo César Lima Marrocos, da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação do Cacau (UMIPI Cacau). Acompanhe ao vivo, a partir das 9h, pelo canal da Embrapa no YouTube ou na página da Embrapa Cerrados no Facebook.

O pesquisador vai abordar o mercado internacional e nacional de cacau, as importações e, principalmente, a experiência no Cerrado e no Semiárido, regiões onde a cultura tem desafios comuns, ainda que com pequenas diferenças. “Falarei sobre os três tipos de irrigação mais utilizados, os arranjos de espaçamento (de plantas) e as principais cultivares que se destacam ou têm problemas nas duas regiões”, explica Marrocos, que finalizará a apresentação com as perspectivas para o cacau.

A UMIPI do Cacau foi inaugurada em Ilhéus (BA) em 2021, numa parceria entre a Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e a Embrapa. Serão investidos R$ 4,7 milhões em quatro linhas de pesquisa, além de transferência de tecnologia entre as instituições. Segundo José Marques, coordenador regional de pesquisa e inovação do cacau e membro do comitê gestor da UMIPI pela Ceplac, a Unidade Mista será importante para o desenvolvimento de soluções tecnológicas para o fortalecimento da cadeia produtiva do cacau no Brasil. 

A Capacitação em Fruticultura Tropical é uma realização da Embrapa Cerrados, Emater-DF e Superintendência Federal de Agricultura DF (Mapa), em parceria com Emater-MG, Emater-GO, Senar e da Rota da Fruticultura da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride)

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar