Extensionistas do Ruraltins recebem capacitação sobre a cadeia produtiva de lácteos

Uma equipe do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) esteve em Viçosa (MG) para participar de capacitação sobre a cadeia produtiva de lácteos. Realizado pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAF/MAPA), em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), o curso ocorreu de 6 a 11 de junho, no campus da universidade.

Voltado para os extensionistas que atuam com produtores rurais da cadeia produtiva de lácteos, o objetivo foi capacitar profissionais envolvidos quanto aos aspectos da sanidade animal e custos de produção; boas práticas de fabricação; formas de acesso a mercados; características nutricionais dos produtos; inserção na alimentação humana e promoção da segurança alimentar e nutricional dos consumidores.

Com atividades teóricas e práticas, a capacitação foi apresentada em três módulos, abbordando  práticas tecnológicas na produção de queijos, requeijão, ricota, bebidas lácteas e doce de leite. Esta é a segunda turma do curso, e junto com a equipe tocantinense, também participaram colegas da extensão rural dos estados de Sergipe e Alagoas. Do Ruraltins participaram os  engenheiros de alimentos Gabriela Barros, da central de Palmas; Reldson Leal da Regional de Araguatins, e Maristhela Ramos Regional de Paraíso do Tocantins.
A engenheira de alimentos, Gabriela Barros, frisou que este curso vai favorecer e principalmente fortalecer a agricultura familiar na produção de produtos lácteos artesanais. “Tivemos uma visita a um produtor de queijos local, da cidade de Viçosa, onde além de conhecermos o processo de produção, tivemos acesso às dependências do laticínio e a história do produtor, que relatou sua experiência, as dificuldades com o laticínio totalmente familiar. Foram dicas e conhecimentos valiosos que vamos poder transferir para os pequenos produtores tocantinenses”, explicou.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar