Governo do Tocantins inaugura novo Centro de Internação Provisória em Santa Fé do Araguaia

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), inaugurou nesta terça-feira, 28, o novo Centro de Internação Provisória da Região Norte (Ceip Norte), no município de Santa Fé do Araguaia, em parceria com a Prefeitura Municipal que cedeu o terreno para adequação do local destinado ao cumprimento de medida socioeducativa.

O novo Ceip Norte é uma das nove unidades socioeducativas do Tocantins que recebem adolescentes que cometeram atos infracionais, sendo referência para toda a região norte do estado na medida de internação. Com esta nova estrutura, o Ceip teve sua capacidade legal triplicada podendo receber até 18 socioeducandos.

A obra de reforma e adequação iniciou em março deste ano, com recursos do Estado e coordenada pelo Setor de Obras da Seciju, além de contar com a mão de obra de oito custodiados da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota, escoltados pela Polícia Penal. A inauguração oficial ocorreu com a presença do secretário da Seciju, Deusiano Amorim, que descerrou a placa e em seu discurso falou da parceria com a Prefeitura do Município, e também agradeceu o trabalho de todos os envolvidos.

“Essa é mais uma obra entregue pelo Governo do Tocantins, desta vez ao Sistema Socioeducativo. Agradeço à prefeita que nos cedeu prontamente o terreno e a todos os vereadores aqui presentes que também se empenharam nessa luta e se sensibilizaram para que pudéssemos inaugurar essa nova unidade e realocarmos os socioeducandos da região norte para o cumprimento da medida mais próximo de seus municípios e familiares. Agradeço a todos pela dedicação e almejo que essa nova unidade socioeducativa seja referência e sucesso como as demais que já realizam um excelente trabalho para execução das medidas de Norte a Sul do Tocantins”, falou o gestor da Pasta. 

O superintendente de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Claudemir Prevital, falou sobre os benefícios que o novo Ceip trará tanto para os adolescentes, quanto para os familiares e para o Governo. “Este espaço será muito benéfico para toda a região que recebe hoje essa nova Unidade Socioeducativa, principalmente para os adolescentes que vão cumprir a medida socioeducativa próximo às suas residências, bem como facilitar a visita dos familiares, além de proporcionar economia para o Estado por não precisar mais deslocar adolescentes da Região Norte para o Case, pois essa nova Unidade atende de forma satisfatória a medida socioeducativa desta região. Agradeço também a Prefeitura pela parceria e a todos os servidores do Sistema Socioeducativo que contribuíram para que este dia fosse possível”, frisou.

Inauguração

Francisco Lobo, chefe do Ceip Norte, destacou o trabalho desenvolvido dentro da Unidade pelos agentes socioeducativos e também a importância do espaço físico adequado para cumprimento da medida. “Este é um dia histórico para nós do Sistema Socioeducativo. Com esta inauguração, ressurgimos com uma Unidade que vai ofertar aos nossos servidores e também aos adolescentes desta região condições de trabalho e o cumprimento da medida dentro do que a Lei assegura a esses adolescentes internados. Nosso trabalho exige constante capacitação e que o ambiente físico seja propício na execução da medida de ressocialização e hoje podemos dizer que, após muita luta, valeu muito a pena. Nós somos a história que nós fazemos e certamente vamos entregar para a sociedade um trabalho de qualidade”, destacou.

Também presente na cerimônia de inauguração, a prefeita de Santa Fé do Araguaia, Vicença Lino, ressaltou os benefícios que a instalação do Ceip vai trazer à comunidade local. “A Unidade socioeducativa vai gerar empregos diretos e indiretos aos moradores, além de movimentar a economia local devido ao contingente de pessoas que vão circular com o funcionamento do Ceip, quer seja consumindo na área da alimentação ou no consumo de produtos e do comércio local. Reafirmo aqui nosso compromisso em colaborarmos com o Ceip no que precisarem dentro de nossas competências”, enfatizou a gestora municipal.

Também estiveram presentes na solenidade de inauguração os chefes das demais unidades socioeducativas do Tocantins; o gerente do Sistema Socioeducativo, Lucius Cavalcanti; o gerente do Setor de Obras da Seciju, Obede Batista; o diretor de Administração e Finanças da Pasta, Helio Marques; o superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Rogério Gomes; o chefe da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota, Paulo Freitas; além de parlamentares municipais; a diretora da Escola que atenderá os jovens em cumprimento de medida dentro do Centro, Thaminne Barbosa Rodrigues Reis, e representantes do Conselho Tutelar do município.

Espaço físico

Com a inauguração do novo espaço, o Centro passou a contar com salas administrativas, dois alojamentos para agentes socioeducativos plantonistas (feminino e masculino), sala para atendimento jurídico, sala de enfermagem, cozinha e refeitório, lavanderia, duas salas de aula e de projetos educacionais e terapêuticos, um alojamento de triagem e cinco alojamentos para os adolescentes, além de quadra esportiva e solário para recreação e visitas.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar